quinta-feira, 22 de julho de 2010

E a Copa não quer acabar!


Tem se falado muito sobre a Copa, antes de começar, durante e agora que terminou. Até por que, a próxima Copa será exatamente aqui, no nosso querido e humilde país.

Eu sei que esse assunto já deu, e há quem não aguenta mais ouvir sobre, Rafinha Bastos que o diga.

Mas tenho que deixar um pequeno "ps" registrado. Não! Não vou falar do vexame da nossa Seleção, nem da cavalisse de Felipe Melo, que até os vice campeões Sneijder e Robben estão carecas de saber, que a Espanha foi a campeã com o pior ataque, graças ao Paul, o polvo profeta que traiu seus conterraneos talentosos Özil e Müller, da Alemanha... Enfim.

O papo aqui é sério:

Cada vez mais a arte do futebol tem se transformado em “business”, vimos bons (ou maus) exemplos disso nesse mundial de 2010. Seleções que perderam vergonhosamente, Não pelo futebol (não) jogado, mas pela atitude de seus jogadores, dentro e fora dos campos, decepcionando milhões de pessoas do seu país e simplesmente saírem do estádio assobiando, rindo, festinhas com bebidas e charutos, fazendo pouco caso de sofrimento de seus torcedores.

Claro, alguém pode dizer: “mas é só um jogo de futebol”. Não pra mim, não pra milhões de pessoas, não para brasileiros, por exemplo, que a única alegria de um povo pobre e sofredor vem do esporte.

Brasil, o maior campeão do mundo, com cinco títulos. Um país que se respira futebol, come pão com futebol de recheio no café da manhã, almoça futebol, veste futebol, sente tudo o que é futebol. Um país que não teve heróis da Idade Média, não teve gladiadores, não teve grandes heróis no cinema. Mas sim heróis no futebol. Pelé, o grande Rei do futebol, Falcão, Zico, Mané Garrincha, Ronaldo fenômeno, o maior artilheiro de Copas da história e tantos outros que fizeram esse país entrar para história do futebol e levar o título de “O país do Futebol”.

Então não tem como dizer para 190 milhões de pessoas, que é só um jogo de futebol, é muito mais que isso, é o orgulho nacional.

Claro que temos problemas maiores que ser eliminados de uma Copa, temos um governo corrupto, pobreza, violência, analfabetismo e etc. Futebol é o anestésico de tudo isso. O mundo fica fácil e colorido quando a bola rola, é inspiração, é esperança, é alegria simples e pura. E quando se perde, parece sim que estamos de luto.

O povo brasileiro é um povo curioso, intrigante. Tem seu time de coração, mas paralisa enfrente a qualquer jogo de futebol e pode ter certeza que vai torcer para algum lado. Podendo ser até campeonato da 4° divisão (oi?!).

Uma paixão tão grande não deveria ser tratada como negócios somente, é óbvio que jogador faz pelo dinheiro também, afinal é o seu trabalho, é tudo que ele sabe fazer na vida, mas fica desleal e vergonhoso quando é só tratado assim: pelo dinheiro. É lindo sentir orgulho do que se faz, ainda mais quando isso traz alegria a tantas outras pessoas, mesmo que elas não ganhem nada com isso. A não ser alegria, orgulho, não é?!

Uma sensação de dever cumprido, gratidão.

E nesse mundial de 2010, minha eterna admiração para a seleção que mais mostrou amor pelo futebol, pela arte, pelo país. Parabéns Uruguai!

E também aos criativos publicitários de comercias de tv, que acreditou na nossa derrota, antes de nós. rs.


Aqui me despeço
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário